google-site-verification=GVZvN1NT6EnA4ZTs8HoPJXpWQCFNsRAGFllGxBzY9Eg
Ideias para Empreender

Como montar uma barraca de cachorro quente?

0

No artigo de hoje eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre montar uma barraca de cachorro quente do total zero. Se é isso que você está procurando, acabou de encontrar um guia completo!

Não há dúvidas de que o cachorro-quente é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, mas você sabia que esta é uma ótima oportunidade de negócio e que muitas pessoas ganham dinheiro vendendo esses lanches?

Pois é! No bairro que eu morava, mesmo, tem um grande exemplo de negócio de cachorro quente. Ele é o mais conhecido de Salvador e o pessoal começou com um negócio bem pequeno, hoje tem várias unidades.

Tudo depende do que você vai fazer a partir de agora quando tiver conhecimento. Coloque ele em ação, pratique, corra atrás e você vai conseguir montar uma barraca de cachorro quente lucrativa.

O negócio de lanches no Brasil

Basta andar um pouco por qualquer cidade e você logo irá se deparar com uma barraca de lanches.

O negócio é rentável no Brasil e é por isso que muitas pessoas investem na venda desses alimentos, que são preparados na hora, podem ter os mais variados ingredientes e são vendidos a preços acessíveis.

Os lanches mais comuns vendidos por aqui são: X-Salada, X-Bacon, X-Tudo, X-Burger, X-Egg e muitos outros. Mas talvez o mais famoso deles seja, sem dúvida, o Hot Dog, mais conhecido como Cachorro Quente (tradução literal do termo em inglês).

Apesar de ter sua origem nos Estados Unidos, o hot dog se popularizou por aqui.

O lanche consiste em um pão sovado com salsicha, maionese, batata palha, ketchup, mostarda, alface, tomate e outros ingredientes que ficam a critério do cliente, como purê de batata, ervilhas, milho, ovo de codorna, queijo e catupiry.

Como montar uma barraca de cachorro quente: Dicas e sugestões!

Você está pensando em montar uma barraca de cachorro quente e ganhar um dinheiro extra? Saiba que isso pode ser mais simples do que você imagina.

Claro que precisa de dedicação, esforço, planejamento e muito trabalho, mas as suas possibilidades com esse negócio realmente são muito boas. Você está pronto para dar o seu melhor?

A seguir, confira as dicas que preparei especialmente para você e veja como o negócio pode ser rentável se for bem planejado.

Observe o que é preciso fazer para montar uma barraca de cachorro quente:

#1 – Procure a Prefeitura do seu município

As barracas de cachorro quente que você vê por aí têm autorização da Prefeitura do município para funcionar. Ou, pelo menos, deveriam ter.

Na hora de abrir o seu negócio, procure primeiro regularizar a situação perante os órgãos responsáveis, que, inclusive, poderão te dar todas as orientações sobre o processo de montagem da barraca.

#2 – Localização da barraca de cachorro quente

Depois de seguir a dica anterior, é hora de você escolher o local onde irá funcionar a sua barraca de cachorro quente.

Para decidir isso, faça uma pesquisa na sua região sobre as barracas já existentes, para que você não monte o negócio muito próximo de outros concorrentes.

Escolha locais de grande movimentação e circulação de pessoas. Algumas sugestões são: portão de escolas e faculdades, centro da cidade, porta de estações de trem e metrô, terminal de ônibus, portão de estádios de futebol, eventos específicos como festas e provas e na frente de hospitais e igrejas.

Essas são apenas algumas dicas, mas você também pode optar por colocar a barraca no seu próprio bairro, desde que seja num local movimentado e de fácil acesso, ou na garagem de sua casa.

Nesse caso, você tem a vantagem de não precisar pagar para guardar a barraca ao final do expediente.

#3 – Estrutura e equipamentos

Montar uma barraca de cachorro quente é um negócio vantajoso, pois você só irá precisar do carrinho de lanches para funcionar.

Uma dica é que você aproveite o espaço ao redor da barraca para colocar algumas mesas e cadeiras para os clientes. Caso isso não seja possível, deixe o balcão de atendimento livre de objetos e utilize algumas banquetas altas para que os fregueses possam se sentar.

Quanto aos equipamentos, você irá precisar de utensílios simples de preparação de alimentos, como colheres, facas, garfos, panos de prato, vasilhas e tigelas, panelas e pratos. Não se esqueça também de utilizar luvas, touca e avental.

#4 – Ingredientes de qualidade

Trabalhar com lanches requer uma preocupação especial: o uso de ingredientes de qualidade. Por isso, compre sempre produtos frescos e que estejam dentro da data de validade.

Lembre-se também de armazenar os ingredientes corretamente, especialmente porque a barraca de cachorro quente fica localizada na calçada e em outros locais públicos, o que a torna vulnerável ao ataque de insetos e ao aparecimento de sujeiras.

#5 – Limpeza e higiene

O armazenamento é só um dos pontos que devem ser levados em consideração. Você terá que garantir que sua barraca esteja sempre limpa, tanto na parte interna quanto externa (ainda mais se você for oferecer mesas e cadeiras para os clientes se sentarem).

A limpeza e a higiene do seu local de trabalho devem ser sempre impecáveis, já que trabalhar com alimentos é uma grande responsabilidade. Por isso, não descuide nunca e esteja atento às normas da vigilância sanitária.

#6 – Busque sempre inovar

O cachorro quente é um lanche com ingredientes já estabelecidos. Pão, salsicha, maionese, batata palha, ketchup e mostarda são básicos e não podem faltar.

Só que você pode oferecer outros ingredientes que ficarão ao critério do cliente. Dessa forma, ele sentirá que tem opções e que pode montar o seu próprio lanche.

Você pode oferecer promoções especiais, cartões de fidelidade – do tipo compre 5 lanches e ganhe um – e outras formas de atrair os clientes. Outra dica é que você invista em uma maquininha de cartões, para dar ao freguês a opção de pagar dessa maneira.

#7 – Faça serviços de entrega

Se você escolheu uma boa localização, oferece lanches preparados com produtos de qualidade e se preocupa com a limpeza do local, pode ter certeza de que a sua barraca de cachorro quente irá fazer um grande sucesso.

E se eu te disser que essa rentabilidade pode ser ainda maior? É claro que você irá se interessar, não é mesmo? Pois bem, estamos falando de você oferecer o serviço de entregas de lanches.

Muitos donos de barracas de lanches já trabalham com essa técnica e garantem que vale muito a pena.

Você pode contratar motoboys ou bikeboys para realizar as entregas em domicílio. É importante, porém, que você defina bem os bairros onde pode entregar os lanches e deixe isso bem claro para os clientes.

#8 – Divulgação da sua barraca

A sua barraca de cachorro quente pode ganhar uma grande aliada: a internet. A dica é que você divulgue fotos e preços do lanche em redes sociais como o Facebook. Dessa forma, você garante que outras pessoas saibam do seu negócio.

Você também pode fazer cartões de visita e panfletos que podem ser entregues para os clientes e em outros locais próximos. Lembre-se sempre de inserir suas informações de contato, especialmente telefones (inclua Whatsapp!) e localização da barraca.

Agora é com você!

Se você pretende abrir uma barraca de cachorro quente, não perca mais tempo! Aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a planejar o seu próprio negócio. Com esforço e dedicação, todo o trabalho valerá muito a pena.

Ter um negócio como esse é uma grande chance de ganhar dinheiro e conseguir mudar de vida completamente. Espero que eu tenha te ajudado a dar o primeiro passo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.