Ideias para Empreender

Empresa de energia solar como montar a sua

0

Para montar uma empresa de energia solar você precisa investir pelo menos R$200 mil, ter um engenheiro elétrico como responsável técnico e conseguir bons fornecedores de placas fotovoltaicas. 

Abaixo eu trouxe um manual completo com tudo que é preciso saber para construir esse negócio do zero e começar a ganhar dinheiro com energia solar

Confira: 

Conheça a concorrência no setor de energia solar

Se o fato de se tornar um empreendedor, mesmo tendo o mesmo produto de outros, já é animador (já que com inovação você pode se destacar), quando a concorrência é pequena, a situação se torna melhor ainda.

Infelizmente estamos em um país que não dá muitas facilidades para quem empreende no ramo de energia solar. A única vantagem dada pelo governo é o abono de alguns impostos, o que não parece atrativo para muitas pessoas.

Com isso você já começa ganhando. Não ter muitos concorrentes te fará ter um leque maior de possíveis clientes, e a partir disso, com um portfólio bacana, estrutura e boa apresentação, suas possibilidades são bem maiores.

De qualquer forma, não esqueça de avaliar se existem empresas próximas e como elas trabalham, isso pode te ajudar muito no seu planejamento. 

Conheça as vantagens  de trabalhar com a energia solar

Moramos em um país onde não faltam dias de sol. O nosso clima tropical favorece a captação de energia praticamente todos os dias. Isso já é uma grande vantagem. Além do mais, a quantidade de energia que o planeta recebe é suficiente para atender a necessidade de milhares de pessoas.

Trabalhar com uma empresa de energia solar é oferecer um melhor custo benefício ao cidadão.

É importante salientar que existem dois tipos de energia produzida pela energia solar, que possuem funções diferentes de uso:

  • Energia solar térmica: Gera energia para uso doméstico (aquecimento de piscina, de ambiente, água de chuveiro e água sanitária);
  • Energia solar fotovoltaica: Gera energia elétrica e também serve para irrigação, sinalização e como alimentação de sistemas de telecomunicação.

Invista em capacitação!

Você não terá condições de embarcar nesse negócio se não tiver conhecimento sobre a área de energia solar. Não significa que você precisa saber instalar os equipamentos, mas é muito importante que você entenda muito sobre energia solar e sobre o produto que está oferecendo.

A primeira coisa que você precisará fazer é investir no seu conhecimento sobre o assunto. 

Procure cursos de energia solar e se dedique ao máximo. No geral serão três treinamentos básicos para você compreender esse universo: O curso introdutório, o de instalação de equipamentos fotovoltaicos e o curso integrado.

Faça um bom planejamento

Com todas as informações de mercado e sua capacitação, vai ser muito mais fácil pensar em um plano que te ajude a montar o negócio do zero. Pegue um papel e coloque todas as informações do seu projeto. 

Isso vai te ajudar a ter uma visualização total, antes mesmo de ele existir. Possibilitando aproveitar algumas brechas e evitar alguns erros. 

Esse plano de negócios para empresa de energia solar é fundamental para conseguir construir uma base sólida e ter mais chances de sucesso lá na frente. 

Pontos importantes sobre a legalização do seu negócio

Além da parte de abertura de empresa, que é comum para todas, existem duas questões que precisam de uma atenção especial:

Você precisa de um responsável técnico

Será necessário que haja um engenheiro ou um eletrotécnico na sua empresa para assinar o ART dos projetos de instalação. Essa função pode parecer simples, mas é uma exigência das distribuidoras de energia.

É preciso conhecer bem a legislação

Além disso, será necessário pesquisar sobre as leis que regulamentam a conexão de rede de sistemas fotovoltaicos, são elas a RN482/12 e a RN687/15 da Aneel. 

Você precisa conhecer elas a fundo para que não haja nenhum problema futuro e os seus serviços estejam de acordo com o necessário.

Local e estrutura para uma empresa de energia solar

Você vai precisar basicamente de um galpão para armazenar os equipamentos, que pode ser de no mínimo 200 m² (sendo esse tamanho para uma empresa com uma demanda pequena de serviços) e de um escritório com pelo menos 50 m² que fique próximo ao depósito. 

Também é importante que na área do escritório seja possível montar uma espécie de show room dos equipamentos e sistemas, para o cliente conseguir visualizar como as coisas funcionam. 

Na hora de escolher o local, pense em áreas que tenham fácil acesso para outras regiões da cidade, que tenham um custo que caiba no seu orçamento e que sejam seguras. É importante também que tenham estacionamento. 

Monte sua equipe

Os colaboradores que vai precisar para abrir uma empresa de energia solar também variam de acordo com o tamanho do seu negócio, mas trouxe um exemplo abaixo pensando em algo de pequeno porte. 

Confira: 

  • Equipe para a instalação dos equipamentos: Será necessário um ou dois eletricistas e dois ajudantes; 
  • Equipe do escritório/vendas: Uma pessoa para cuidar dos atendimentos e ajudar na administração e pelo menos dois colaboradores na parte de divulgação e venda;
  • Responsável técnico: Só para lembrar que o seu negócio precisa de um engenheiro elétrico para essa função, que pode ser você, alguém contratado ou até um prestador de serviços.

Você precisa de um veículo para instalação

O ideal é que o seu automóvel tenha capacidade de carregar pelo menos 20 painéis solares, que costumam ter 2 metros de comprimento, 100 cm de largura e 5 cm de altura. 

De acordo com o Portal Solar, o mais indicado é que seja uma van com três lugares e que tenha condições de carregar eletro dutos e escadas.

Equipamentos e ferramentas

A quantidade e até as especificações de alguns equipamentos para empresa de energia solar podem variar de acordo com a sua forma de trabalhar, mas no geral existem alguns que são bem comuns. 

Trouxe uma lista também baseada na indicação do Portal Solar, veja: 

  • Equipamentos de limpeza (para deixar o local limpo depois de finalizar o serviço);
  • Parafusadeira e Furadeira (elétricas);
  • Serra elétrica de metais;
  • Esmerilhadora;
  • Extensões;
  • Alicate de crimpagem;
  • Ferramentas normais de trabalhos elétricos;
  • Equipamentos de segurança.

Onde comprar placas fotovoltaicas?

Existem fabricantes de placas fotovoltaicas e outros equipamentos importantes para o seu negócio, tanto no Brasil quanto no exterior. O melhor é fazer uma pesquisa detalhada, pedir orçamentos e avaliar quem te oferece as melhores condições. Para te ajudar, eu trouxe algumas empresas que encontrei em uma pesquisa. Entre em vontato e veja quais têm potencial de se transformarem em parceiros. 

Veja:

Balfar Solar

  • Site: http://balfarsolar.com.br/
  • Telefone: (44) 3422-7480 | 3424-9712 98457-0923
  • E-mail: comercial@balfasolar.com.br
  • Endereço: Rod. BR 376 KM 109, Distrito Industrial (Sumaré) Paranavaí – PR, 87720-140

Globo Brasil

  • Site: https://www.paineisglobobrasil.com.br/
  • Telefones: (19) 3517-8110 | 38449-7766
  • WhatsApp: (19) 99941-3668
  • E-mail: surpreenda-se@paineisglobobrasil.com.br

Fotus Energia

  • Site: https://fotusenergia.com.br/
  • Telefone: (27) 3320-8770
  • E-mail: contato@fotusenergia.com.br
  • Endereço: Rodovia Darly Santos 5.150 – Darly Santos – Vila Velha – ES

We Brazil Energy

  • Site: https://www.webrazilenergy.com/
  • Telefone: (19) 3203-4962
  • WhatsApp: (19) 99819-5829
  • E-mail: contato@webrazilenergy.com
  • Endereço: Av. Eng. Antônio Francisco de Paula Souza, 4125, Jardim São Vicente, Campinas – SP

Como divulgar uma empresa como essa?

É, dizer que é simples fazer uma divulgação eficiente para esse tipo de negócio não é uma verdade. É um nicho mais específico e que não chamará a atenção de todos por conta do custo inicial da compra de serviço. 

Por isso, foque em divulgação especializada! Panfletos, folders e banners em locais de possíveis clientes, apresentação do serviço em grandes empresas, divulgação em sites de energia solar, anúncios específicos através do Google e até anúncios em jornais e revistas.

Criar e manter um endereço virtual também é muito importante. Além do site, poderá criar uma conta em uma rede social que também servirá como portfólio onde outros clientes poderão conhecer seus projetos e a partir daí fazer o contato.

Plote o seu veículo com a marca da sua empresa e meios de contato. Divulgue para os vizinhos do seu cliente que ele fez o serviço e os convide para conhecer e quem sabe agendar uma visita. 

Nesse negócio, inovação e criatividade na hora da divulgação farão toda a diferença.

Faça o seu portfólio 

Para a instalação dos equipamentos de energia solar numa residência os custos chegam a R$50 mil ou mais. Não é o tipo de negócio que você vai bater na porta do cliente, ter boa lábia e ele vai confiar e fechar negócio de cara.

É preciso mais e é por isso que o portfólio é um recurso com bastante potencial que vai te ajudar na divulgação e fechamento das vendas. 

 O cliente precisa ter confiança em você e para isso será necessário que veja seu trabalho, que possa conhecer a forma dos seus projetos e como fica o resultado. Para isso, é preciso que antes de começar a vender efetivamente, você já tenha feito a instalação em pelo menos três locais diferentes.

Converse e convença as pessoas mais próximas a fechar negócio com você, faça descontos. Amigos e familiares são ótimos para isso. Utilize o trabalho na casa ou empresa deles como referência para fechar novos contratos. Capriche!

Quanto custa para montar uma empresa de energia solar?

Diferente de outros empreendimentos, o custo para montar uma empresa de energia solar não é baixo. O investimento inicial acaba sendo alto por conta dos equipamentos que serão necessários comprar.

O trabalho da sua empresa é comprar todo tipo de equipamento para fornecer um serviço completo de energia solar para o seu cliente. Além disso, é necessário pessoal, um local grande e pelo menos um veículo capaz de transportar todo o equipamento.

É possível dizer que com um investimento a partir de R$200 mil você já tenha capacidade de iniciar, mas em algumas situações, principalmente em cidades maiores, o valor pode chegar a R$1 milhão. 

Qual o faturamento?

É impossível te dizer um valor exato de quanto fatura uma empresa de energia solar. Em alguns casos o valor pode chegar a R$450 mil, mas em um exemplo de modelo de franquia onde o investimento é de R$280 mil, a expectativa de retorno mensal é de R$150 mil. 

O que posso te dizer, com certeza, é que esse negócio tem um potencial de faturar alto, mas isso vai depender da sua estrutura, capacitação, equipe e divulgação. 

Comece a trabalhar!

Agora que já sabe como montar uma empresa de energia solar, espero que aproveite para colocar todas as informações em prática o quanto antes. Essa é a sua chance de tirar o seu  projeto do papel e transformá-lo em realidade. 

Agradeço muito a sua companhia e te desejo toda sorte do mundo. 

Um abraço e até mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.