google-site-verification=GVZvN1NT6EnA4ZTs8HoPJXpWQCFNsRAGFllGxBzY9Eg
Ideias para Empreender

Empreender vendendo espetinhos

0

Você quer empreender vendendo espetinhos e começar ganhar dinheiro? Então você chegou ao lugar certo, porque eu vou lhe ensinar passo a passo como fazer, vender e lucrar todos os meses vendendo churrasquinho na rua.

Por incrível que pareça, vender espetinho na rua se tornou uma profissão não só nas cidades pequenas. Esse produto também ganhou as grandes cidades e muitas pessoas fazem desse simples negócio sua principal fonte de renda.

Inclusive, eu acredito que você mesmo deve conhecer alguém que vive apenas da venda de espetinhos. Não é mesmo? Pois bem, esse é um tipo de negócio que pode dar muito certo em qualquer lugar.

Porém o que eu mais vejo são pessoas querendo começar fazer espetinhos para venda, mas sem saber por onde iniciar. As pessoas tem dúvidas com relação ao que precisa, quanto deve investir, quais os tipos de espetinhos fazer e outras coisas do tipo. Você também deve estar com esse tipo de dúvida agora!

Então é justamente sobre isso que eu irei falar ao longo desse artigo de hoje. Você entenderá como preparar espetinhos, dicas para vender e uma série de informações interessantes que poderão lhe ajudar muito a começar de maneira positiva o seu pequeno negócio.

O que precisa para empreender vendendo espetinhos?

Se o seu objetivo é começar vender espetinhos na rua, saiba que não será necessário ter muitas coisas, porque esses são petiscos fáceis de preparar. Provavelmente você já terá em casa alguns dos itens necessários e outros são fáceis de comprar.

Veja uma pequena lista do que precisa para vender espetinhos na rua de forma simples:

  • 1 Churrasqueira.
  • Palitos de madeira para churrasco.
  • Carvão.
  • Mesa.
  • Caixa de isopor para produtos congelados.
  • Outro isopor para armazenar os espetinhos que serão assadas.
  • Variados tipos de carnes.
  • Mesas com cadeiras para os clientes.
  • Acessórios básicos.
  • E outros itens…

Esses são os materiais principais que a maioria dos vendedores de espetinhos utilizam e dá para você iniciar tranquilamente dessa forma.

Muitos vendedores que tem um capital disponível para investir acabam comprando também uma carretinha para engatar no carro ou na moto. Visando facilitar o transporte desses equipamentos até o local de trabalho. Outros utilizam um carrinho de mão para transporte, que também é super prático.

Se o seu objetivo é montar um bar de espetinhos ou construir uma espetaria, por exemplo, será necessário investir em mais itens. Como na compra de freezers, na construção de uma cozinha organizada, prateleiras para bar e diversas outras coisas.

Porém o mais importante é você ter em mente que de inicio não é necessário fazer grandes investimentos. A maioria dos vendedores de espetinhos que eu conheço, iniciaram vendendo na rua, com apenas uma churrasqueira. Ao decorrer do tempo, eles foram investindo mais e melhorando sua estrutura.

Portanto, se você ainda não sabe como vender espetinhos e está dando seus primeiros passos agora. Vá com calma! Não precisa se desesperar, porque dá para iniciar com pouco dinheiro e com poucos equipamentos.

Qual a melhor carne para fazer espetinhos?

Agora que você já sabe quais equipamentos irá necessitar, é necessário começar pensar nas carnes. Isso mesmo, os tipos de carnes e a qualidade delas irá influenciar diretamente no sucesso do seu espetinho.

O que eu sempre recomendo aqui é que as pessoas trabalhem com carnes de qualidade, afinal ninguém merece comer um espetinho duro ou só com gorduras.

É lógico que isso pode lhe custar um pouco mais caro na produção dos espetinhos, pois as carnes boas são mais caras. Porém de um modo geral, você terá um produto de altíssima qualidade para oferecer aos seus clientes e será um diferencial em sua cidade.

Geralmente, os espetinhos mais vendidos são os de carne bovina e a melhor carne para espetinho é a Alcatra. É lógico que essa é uma carne um pouco mais cara, porém é a melhor opção se você quer focar na qualidade do seu produto.

Se você quiser, poderá usar outros tipos de carnes mais baratas, mas que também são muito utilizadas na produção dos espetinhos. Veja alguns exemplos:

  • Acém;
  • Fraldinha;
  • Maminha;
  • Contra-filé;
  • Miolo de paleta;

Se você for utilizar carnes de segunda, uma dica é amaciar antes de colocar nos palitos. Isso pode deixar a carne mais macia depois que assar.

Porém não é apenas a carne bovina que você deve se preocupar. Pois é muito importante diversificar os tipos de espetinhos e oferecer também outras opções. Veja alguns exemplos do que você poderá vender também:

  1. Espetinhos de frango;
  2. Espetinho de carne suína;
  3. Calabresa;
  4. Carne moída (kafta);
  5. Espetinho vegetariano;
  6. Espetinho de queijo coalho;

O que eu indico para você que está iniciando agora, principalmente quem vai vender na rua, é que não comece oferecendo uma variedade enorme de espetinhos.

Porque você pode não conseguir dar conta de tudo isso. Então comece oferecendo os principais tipos, que são os espetinhos bovinos, suínos, frango e calabresa.

Ao decorrer do tempo e quando você perceber que seu pequeno negócio de espetinhos está legal, aí sim você pode lançar um cardápio mais completo e com novidades e outros tipos de churrasquinhos.

Como fazer espetinhos passo a passo para vender?

Se você quer iniciar nesse ramo, precisará aprender pelo menos o básico para dar inicio ao negócio. Mas não se preocupe, porque é bem simples e de acordo você for preparando seus espetinhos, irá aprendendo muito mais.

Após escolher a carne que irá utilizar, vamos ao passo a passo básico de como fazer espetinhos para vender:

  1. Corte a carne em cubos;
  2. Tempere com algum tempero desejado ou apenas sal;
  3. Coloque os palitos de madeira em um recipiente com água. Isso evita que eles queimem na churrasqueira;
  4. Espete cerca de 5 cubos de carne em cada palito;
  5. Leve para assar por alguns minutos;
  6. Sempre vire o espetinho de lado, para que asse por completo;
  7. Depois é só retirar e servir.

Esses são os passos básicos que você precisa seguir no preparo dos seus churrasquinhos. Geralmente com 1 kg de carne você conseguirá fazer 10 espetinhos, então é só se planejar e ver quantos espetinhos você deseja fazer por dia para vender.

Quem vai preparar os espetinhos em casa e irá levar para assar em outro lugar, precisará se preocupar com a questão do armazenamento correto. Então o ideal é preparar vários tipos de espetinhos e armazenar tudo em uma caixa térmica ou caixa de isopor com gelo.

Isso garante que a carne permanecerá em perfeita qualidade. Assim você conseguirá levar para o seu local de trabalho para assar e se não assar tudo, poderá trazer de volta para assar no outro dia.

Porém após montar os espetinhos no palito, o ideal é assar em no máximo 2 dias, mesmo que esteja congelado. Mas ao decorrer do tempo, você terá uma base de quantos espetinhos estará vendendo por dia e aí poderá preparar uma quantidade certa todos os dias.

Algo que poderá facilitar ainda mais o seu processo de produção é comprar uma máquina de fazer espetinhos. Existem várias no mercado e com preço bem barato. Ela é uma espécie de gabarito, que você coloca a carne dentro, coloca os palitos e corta com uma faca. Em seguida os espetinhos já ficam prontos nos palitos.

Uma máquina do tipo é bem barata. Custa a partir de R$ 35 Reais e você consegue encontrar nas principais lojas de variedades.

Vale a pena comprar espetinhos prontos para assar?

Uma dúvida que eu sempre vejo o pessoal perguntando é se vale a pena comprar espetinhos prontos e ter o trabalho de apenas assar e vender?

A verdade é que existem várias empresas no mercado que fornecem espetinhos embalados a vácuo, que só precisa assar. Mas elas trabalham fornecendo esses produtos para churrascos e eventos, portanto o preço não é tão acessível para quem vai revender.

Por isso eu acredito que não vale a pena comprar espetinhos prontos para revender, porque a sua lucratividade será muito baixa. Talvez nem dê para ter lucro nos produtos, então o ideal é você mesmo produzir seus próprios churrasquinhos e vender.

Por mais que isso dê bastante trabalho, é a forma mais rentável de trabalhar nesse ramo atualmente.

Local para vender espetinhos

O local é o ponto chave para quem trabalha com a venda de espetinhos na rua. Portanto se você quer não apenas saber como vender espetinhos, mas sim crescer seu negócio com mais rapidez, terá que trabalhar em um local de fácil acesso e que seja bastante movimentado.

O ideal é trabalhar em praças, ruas ou avenidas movimentadas ou até mesmo na porta de casa se você ver que o negócio poderá dar certo ali no seu bairro. Inclusive, eu já vi muitas pessoas começarem vender espetinhos na porta de casa e faturar um bom dinheiro todos os meses.

Principalmente aos finais de semana as vendas costumam ser muito melhores, então foque nesses dias para vender ainda mais.

Veja alguns exemplos de locais que são ótimos para começar a venda de espetinhos:

  • Uma avenida bem movimenta.
  • Em uma rua popular de um bairro.
  • Próximo a pontos de ônibus ou metrô.
  • Em uma praça de sua cidade.
  • Próximo a escolas que funcionam a noite.
  • Na rodoviária da cidade.
  • Ao lado de postos de combustíveis.

O ideal é você dedicar um tempo para analisar o seu bairro ou sua cidade em geral, afim de encontrar um local bom para começar vender espetinhos. Veja onde existe uma boa circulação de pessoas e ainda não tem ninguém vendendo esse tipo de petisco. Pode ser uma boa opção!

Vender espetinhos em festas

Outra possibilidade é trabalhar apenas em festas com seus petiscos. Existem várias pessoas que trabalham apenas dessa forma e também conseguem excelentes resultados.

Então você não precisará focar em encontrar locais estratégias em sua cidade, porque o seu foco é encontrar festas e eventos onde seja permitido o trabalho de ambulantes. Em muitas festas os organizadores vendem pontos para vendedores ambulantes e você poderá trabalhar dessa forma.

Você irá comprar um espaço dentro da festa, onde poderá montar sua barraca de espetinhos e começar vender.

Em muitos casos é possível ter uma ótima margem de lucro, por conta da grande quantidade de pessoas que estão no local. Até mesmo em festas públicas, como as que são organizadas pela prefeitura municipal, você poderá solicitar a licença para vender seus espetinhos.

Como vender espetinhos para eventos?

Mesmo que você não queira trabalhar vendendo nas ruas ou em eventos, saiba que ainda tem como vender espetinhos de uma maneira muito lucrativa. Que é fornecendo seus produtos para eventos, festas particulares e churrascos.

Você poderá montar um pequeno negócio onde o foco é apenas a produção dos espetinhos sob encomenda. Portanto, você irá vender kits de espetinhos para uma determinada quantidade de pessoas. Nesses kits podem ir espetinhos variados ou apenas um tipo específico.

As pessoas que trabalham dessa forma, costumam montar alguns kits de espetinhos, embalar a vácuo e deixar congelado. Assim quando o cliente faz o pedido, eles apenas realizam a entrega para o cliente que irá assar em casa.

Outra opção é montar na hora, de acordo o pedido de cada cliente. Mas no geral, esse é um modelo de negócio que dá para iniciar em casa e até com baixo investimento para você que chegou até aqui querendo dicas de como vender espetinhos.

Alvará para vender espetinhos legalizado

Eu sei que a venda de espetinhos é algo extremamente simples e um negócio de baixíssimo investimento. Porém, estamos falando da comercialização de alimentos e mesmo que não fosse você precisaria ter tudo isso legalizado.

Então como vender espetinhos legalmente? Bom, primeiramente a minha dica é que você faça um curso de manipulação e higiene de alimentos para aprender como lidar com produtos alimentícios.

Se você for vender espetinhos na rua, em um local específico, o próximo passo será solicitar o alvará de vendedor ambulante. Em toda prefeitura existe um setor responsável por isso, então procure a prefeitura de sua cidade e verifique o que será necessário para ter seu alvará.

Junto com esse alvará da prefeitura, certamente você precisará também da licença da vigilância sanitária para atuar no comércio de alimentos. Para isso, será necessário procurar o órgão em sua cidade e realizar alguns exames médicos e laboratoriais exigidos por lei.

Tem muitos vendedores de espetinhos que trabalham na informalidade, mas eu recomendo que você não siga por esse caminho. Procure ter um negócio legalizado, com as devidas licenças necessárias e trabalhando com produtos de procedência. Porque irá evitar muita dor de cabeça para você.

Inclusive, a minha recomendação é que no momento que for iniciar seu negócio de espetinhos, procure o SEBRAE para verificar a possibilidade de se encaixar como MEI (Microempreendedor individual). Assim você terá o CNPJ do seu pequeno negócio de espetinhos e ficará totalmente legalizado.

Investimento para começar vender espetinhos

Se você deseja saber como vender espetinhos na rua, saiba que o investimento inicial deverá ficar entre R$ 500 Reais e R$ 3 mil Reais, podendo variar de acordo a estrutura desejada por você.

Além disso, certamente você terá alguns gastos que não farão parte necessariamente da venda de espetinhos, mas será um auxílio. Como é o caso de um veículo apropriado para o transporte de todos os equipamentos ou um carrinho de transporte.

No entanto, existem casos de pessoas que começaram vender espetinhos com pouco dinheiro. Sim, eu conheço pessoas aqui mesmo no meu bairro que começaram apenas com uma churrasqueira, uma pequena mesa e os ingredientes básicos, investindo menos de R$ 300 Reais. Então se você tem coragem, vá a luta, porque a área é muito boa.

Portanto, se você chegou até aqui querendo saber como vender espetinhos com pouco dinheiro, a minha dica é: Comece com o que você tem e pode comprar. Mesmo com poucos equipamentos você pode começar vender e ir ganhando seu próprio dinheiro.

De acordo for tendo lucro, você deverá separar um pouco de dinheiro para reinvestir no seu negócio. É dessa forma que você irá conseguir se estabilizar na área e passar a viver apenas da venda de churrasquinho na rua.

Quanto custa montar um negócio de espetinhos maior?

Para aquelas pessoas que desejam ir além e já iniciar com um negócio mais estruturado, seja um espetinho bar ou uma espetaria simples, precisará investir um pouco mais.

Nesse caso, o custo inicial tende a ficar na faixa dos R$ 8 a R$ 15 mil Reais. Inclusive, existem casos de pessoas que chegaram a investir mais de R$ 30 mil Reais na montagem de uma espetaria. Afinal, tudo depende da estrutura que você deseja ter.

Montar um carrinho de churrasquinho

Uma opção ainda mais prática e barata para quem está iniciando é comprar um carrinho de churrasquinho. Esse é um tipo de carrinho que já vem equipado com tudo o que você precisa para trabalhar.

Além disso, ele possui rodinhas de fácil circulação, o que facilita a sua ida de casa até o local de trabalho.

Alguns modelos mais simples que são compostos apenas pela churrasqueira com rodinhas, custam a partir de R$ 270 Reais. Já os modelos de carrinho mais sofisticados, que possuem 2 grelhas e compartimentos diversos, custam a partir de R$ 900 Reais.

Dicas de como vender espetinhos com sucesso

A verdade é que não existe nenhum mistério para trabalhar com a venda desses produtos. Tudo que você aprendeu nesses passos ensinando como vender espetinhos que destaquei aqui, basta colocar em pratica que a tendência é ter seu negócio muito bem sucedido.

Para melhorar ainda mais, veja algumas dicas que lhe ajudarão a vender ainda mais espetinhos com sucesso:

  • Foque na higiene – Isso é algo muito importante na venda de alimentos, então tenha higiene no preparo dos produtos, no momento de assar e entregar para os clientes. Use equipamentos limpos e de qualidade, trabalhe com carnes de procedência e evite qualquer produto duvidoso. Isso garantirá a qualidade do seu negócio.
  • Tenha um diferencial – O que muitos investidores nesse ramo vem fazendo é apostando em diferenciais no local onde trabalham, como música ao vivo, um parquinho de diversão para os filhos dos clientes ou mesmo promoção em algum dia da semana.
  • Venda outros produtos – Para obter sucesso, você deverá ter um cardápio simples, mas que agrade vários tipos de pessoas. Então tendo cerca de 5 tipos de espetinhos já será ótimo para iniciar. Além disso, vale a pena vender refrigerantes, água mineral e cerveja que não pode faltar em um ponto de espetinho.
  • Fidelize seus clientes – Quem compra um vez precisa gostar dos seus espetinhos para voltar sempre e isso é algo que você precisará fazer, pois quanto mais clientes fieis você tiver, maior será o seu nível de vendas. Então procure criar amizade com todos e ofereça sempre os melhores produtos possíveis.

Essas são apenas algumas ideias simples, mas que se você levar a sério e focar, poderá dar bons resultados para seu comércio de espetinhos.

Vender espetinhos dá dinheiro? Qual a margem de lucro?

Mesmo a carne não estando com um preço muito agradável ao bolso do consumidor, esse é um tipo de negócio que costuma trazer bons resultados, principalmente quando se associa a venda de bebidas no local.

Vale lembrar que ter um produto de qualidade e oferecer variedades aos clientes é fundamental para o crescimento do mesmo. Mas falando de um modo geral, vender churrasquinho é lucrativo sim, basta você se dedicar de verdade ao negócio.

Eu particularmente conheço pessoas que vivem apenas da venda de espetinhos na rua e conseguem uma boa renda mensal, porém não significa que o seu negócio também será um sucesso. É importante analisar bem e definir se é isso mesmo que você quer.

Por quanto vender um espetinho?

Definir o preço de venda do seu espetinho é algo muito pessoal, porque você precisará analisar alguns fatores. O primeiro é verificar qual foi o custo de produção que você teve, deverá analisar também o preço médio vendido em sua cidade e outros detalhes.

Vou usar como base o preço do espetinho aqui na minha cidade, que fica na Bahia.

Aqui o preço de cada espetinho pode variar muito, mas no geral as pessoas costumam cobrar cerca de R$ 3,50 Reais por cada um. Em uma espetaria mais sofisticada, o preço costuma ser R$ 4 Reais cada churrasquinho.

Além disso, os vendedores de espetinhos ganham dinheiro também na venda dos acompanhamentos. Que geralmente inclui a farofa, vinagrete e mandioca cozida. Nesse caso, costuma custar cerca de R$ 4 Reais os acompanhamentos.

Qual o lucro na venda de espetinhos?

Vamos apenas fazer um cálculo básico para entender o custo e o lucro aproximado nos espetinhos. Porém eu não vou levar em consideração os custos com os palitos, temperos, sal e outros itens. Porque tudo isso é muito variável. Vou levar em consideração apenas o custo da carne.

Supondo que você vá trabalhar com uma carne mais barata, custando cerca de R$ 23 Reais o Kg. Como dá para fazer 10 espetinhos com 1 Kg de carne, significa que cada espetinho tem um custo de R$ 2,30 apenas na carne.

Se você vender cada espetinho por R$ 3,50 Reais, estará tendo um lucro bruto de R$ 1,20 Real em cada um.

Geralmente um bom ponto de espetinhos vende entre 100 e 150 espetinhos por dia. Portanto, se você vender pelo menos 100 espetinhos por dia a R$ 3,50 Reais, seria um faturamento de R$ 350 Reais por dia.

Geralmente, a margem de lucro liquida de quem vende espetinhos, depois de tirar todos os custos, fica entre 15% e 30% do valor faturado. Então se você conseguir essa média, vendendo 100 espetinhos, no final do dia você teria um lucro de R$ 105 Reais. Em 25 dias de trabalho, daria um lucro de R$ 2625,00 Reais apenas nos espetinhos.

Porque além disso, você ainda irá ganhar dinheiro na venda de bebidas e nos acompanhamentos, que geralmente é onde você terá uma lucratividade muito alta.

Mas no geral, saiba que é possível ganhar muito mais com a venda de espetinhos. Somente aqui na minha cidade, eu conheço pessoal que ganham de R$ 3 a R$ 10 mil Reais por mês nesse ramo. Então dá para ganhar muito mais e, inclusive, eu vou deixar um vídeo aqui a baixo para você se inspirar.

É uma reportagem mostrando a história de um senhor que fatura mais de R$ 70 mil Reais por mês com esse negócio. Ele vai lhe contar os segredos de como vender espetinhos na rua e o que ele faz para atrair tantos clientes:

Vale a pena trabalhar vendendo espetinhos?

Até aqui eu lhe mostrei os principais detalhes de como vender espetinhos, mas será que realmente vale a pena trabalhar com espetinhos hoje em dia? Essa é a dúvida que costuma passar pela mente de muitas pessoas nesse momento.

A minha resposta é sim! Essa é uma excelente oportunidade de negócio para focar atualmente e pode lhe dar ótimos resultados. Porém não basta começar produzir e vender churrasquinho de qualquer maneira. Você precisa entender os passos necessários e todas as estratégias por traz desse negócio.

Enfim, para encerrar, eu espero que todas as dicas tenham sido úteis e que eu tenha conseguido lhe mostrar o quanto esse negócio pode ser lucrativo para você colocar em prática aí em sua cidade.

Desejo muito sucesso e um forte abraço!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.