Ideias para Empreender

Como montar uma barbearia com pouco dinheiro?

0

Dá para montar uma barbearia com pouco dinheiro com o espaço que tiver e investindo apenas nos equipamentos básicos que você ainda não possui em casa.

Usar um espaço que já tem para a abertura de um negócio é uma visão muito inteligente, já que reduz o custo fixo do aluguel e de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

O importante nessa implementação é ser visto por todos e conseguir fidelizar o máximo de clientes que puder, para ir melhorando o seu espaço ou futuramente alugar um maior – a depender da necessidade.

Neste artigo, trago seis passos simples e fáceis que vão te ajudar muito a começar essa empreitada com o pé direito.

Acompanhe:

1. Tenha um plano de ação e entenda o mercado!

O projeto de uma barbearia pequena deve conter além de todos os aspectos físicos que você pensa em arrumar, todas as informações a respeito dos seus objetivos, do público alvo e do estilo do seu negócio.

Também é importante conhecer o mercado da sua região. Veja qual é a média de faixa etária de quem procura esses serviços e qual é a demanda que existe. 

Outra coisa que você precisa fazer é conhecer sua concorrência. visite as barbearias próximas para avaliar qual público alvo delas, ver de perto o ambiente, atendimento e o serviço que elas oferecem, para que você consiga fazer algo melhor.

A partir de tudo isso você vai conseguir montar a melhor estratégia de atendimento, divulgação e serviço para seu negócio.

2. Otimize o espaço disponível

Como, na maioria das vezes, o local para a barbearia  funcionar é em casa mesmo, você acaba não tendo como escolher acessibilidade e visibilidade, por isso é super importante saber otimizar esse espaço para que ele seja funcional e ao mesmo tempo receptivo.

Como a maioria das garagens são projetadas para comportar apenas um carro, o espaço é bem apertado e costuma não ter muita ventilação também.

Para melhorar esses aspectos, você pode investir em um ar condicionado, em ventiladores de teto ou criar janelas na parede para que o fluxo de ar transite pelo seu ambiente.

Outro ponto importante é entender que com o espaço reduzido aquele ditado do “menos é mais” vale muito. Por isso, nada de encher seu ambiente com móveis grandes que não serão muito funcionais, invista apenas no essencial.

O importante mesmo é ter um ambiente organizado, arrumado e com o essencial para você desempenhar um bom trabalho para o seu cliente. Então mesmo com pouco, se você tiver capricho e cuidado, vai se sair muito bem!

3. Corra atrás da legalização!

Independente de ter começado o seu empreendimento de casa é preciso ir atrás da legalização dele nos órgãos fiscalizadores. 

Com a nova Resolução CGSIM nº 51 de 11 de junho de 2019 não é preciso de alvará de funcionamento para exercer atividades previstas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas 9602 – 05, que engloba cabeleireiros, manicures e pedicures. 

Ainda assim é preciso correr atrás da regularização no estado e na receita federal, além de se formalizar como pessoa jurídica também. 

A forma mais barata e rápida de formalizar sua atividade é através do cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) no Portal do Empreendedor, as únicas regras são que você contrate no máximo uma pessoa e que não ultrapasse a receita de R$81 mil por ano.

Se tiver dificuldade na parte burocrática é importante que contrate um contador para te ajudar, só não deixe essas questões para depois, porque seu negócio pode acabar fechando as portas antes de você sequer lucrar.

4. Comece apenas com o básico

A enorme vantagem de abrir uma barbearia com pouco dinheiro é a economia nos investimentos iniciais, já que essa costuma ser uma parte crítica para quem quer abrir um negócio. 

O grande problema é que muita gente acaba metendo os pés pelas mãos quando decide investir toda grana que foi poupada com o espaço físico, em equipamentos para barbearia e coisas desnecessárias.

Lembre-se que para que o seu negócio prospere e consiga criar seu lugar de destaque no mercado, é preciso começar com o básico para atender o cliente de forma confortável e disponibilizar um serviço de qualidade.

Não se apegue a detalhes que ninguém vai perceber, porque isso te faz perder tempo e gastar uma grana que poderia ser investida lá na frente em algo realmente importante.

À medida que o tempo for passando e você for conhecendo melhor as necessidades da sua clientela e onde mora seus pontos negativos, aí sim dá pra você aplicar esse dinheiro em melhorias.

Abaixo trago uma listinha com os 13 equipamentos básicos para barbearia de garagem:

  • Tesoura;
  • Máquina de corte;
  • Pinça;
  • Navalha;
  • Espanador;
  • Borrifadores;
  • Produtos de cabelo;
  • Cadeira confortável para corte;
  • Cadeiras confortáveis para espera;
  • Avental;
  • Lavatório;
  • Espelho.

5. Foque em uma boa divulgação!

Quando montamos um negócio sem ter a possibilidade de escolher a localização de atuação é importante que a gente tenha uma carta na manga na hora de pensar na captação de clientes e a divulgação é a principal delas.

As redes sociais se tornaram melhores amigas dos empreendedores que conseguem alcançar clientes de todo canto sem sair de casa. Ter pelo menos um perfil no Instagram e uma conta no WhatsApp para empresa é o básico. 

Você também pode fazer anúncios da sua barbearia em grupos do Facebook da sua cidade ou até em sites como OLX e Mercado Livre. 

Não é porque a internet é uma boa ferramenta que você só deve investir nela, viu? Também dá para divulgar usando métodos convencionais como panfletos e carros de som. Tudo vai depender da região que atua.

Outra coisa que conta demais na divulgação é o bom serviço e atendimento. Capriche e dê o seu melhor para cada cliente porque se ele sai satisfeito, além de retornar, ainda vai indicar o seu negócio para outras pessoas. 

Por fim, mas ainda bem importante, invista na criação de um bom nome para barbearia. Esse é um ponto bobo, mas que pode te ajudar a chamar a atenção das pessoas. 

6. Invista na melhoria do negócio para atrair mais clientes !

Existem algumas melhorias baratas para barbearia de garagem que podem te ajudar a alavancar o seu negócio de uma forma muito promissora. 

Abaixo eu trago três exemplos para te ajudar:

Use a criatividade e decore seu ambiente!

Existem muitas formas de dar um outro ar para o seu espaço e ter um cuidado a mais com a parte decorativa pode ser um atrativo e tanto. 

Você pode tentar implementar uma decoração de barbearia moderna ou uma mais retrô, o importante é que opte pelo que for mais fácil de fazer.

Abaixo vou citar algumas ideias que você pode tentar executar ou até mesmo chamar alguns amigos para te ajudar a fazer:

  • Faça painéis, bancos e mesas de paletes e caixotes;
  • Crie luminárias e lustres com cano de PVC ou tigelas;
  • Pegue tambores de metal em ferros velhos, aplique um spray e coloque uma tampa para servir de mesa de apoio, ou faça uma porta na frente e acrescente prateleiras para fazer um armário;
  • Use garrafas de cerveja, whisky ou qualquer outra bebida para fazer uma espécie de borrifador;
  • Utilize papel camurça e crie uma bag para guardar seus instrumentos como tesouras e pentes.

Coloque uma música ambiente agradável para tocar!

A verdade é que nem todo cliente curte ficar conversando e ter uma musiquinha tocando no fundo pode ser uma boa sacada para quebrar o gelo, fazendo com que ele se sinta mais confortável.

Você pode ter um celular com playlists variadas e entregar para o cliente selecionar a música que pretende ouvir. Se tiverem outros clientes no ambiente é importante que você escolha para evitar conflitos e coloque em um volume baixo para não acabar incomodando. 

Invista em uma televisão!

Outra opção que você pode disponibilizar para fazer os clientes se sentirem mais em casa é uma televisão, ela pode ser bem pequena e ficar posicionada em um local estratégico onde os clientes em espera consigam assistir de qualquer ângulo.

Se você não tiver como pagar por uma TV a cabo, compre um pen drive para gravar jogos de futebol, corrida de carro, jogos de vôlei, campeonatos de surf e alguns programas de auditório para que o cliente possa escolher o que assistir. 

Abra as portas da sua garagem!

Agora que sabe como montar uma barbearia na garagem está mais perto de ganhar muita grana. Opte pela modalidade do faça você mesmo, coloque a mão na massa e construa o cantinho mais aconchegante que o seu cliente poderá visitar na região.

Fazendo isso e focando em uma boa divulgação é só esperar o seu negócio bombar.

Espero que você consiga mudar o visual e elevar a autoestima de muita gente!

Estou na torcida desde já!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.