O faturamento de uma barbearia é de mais ou menos R$10 mil, mas é claro que isso depende do porte do estabelecimento e da quantidade de clientes que são alcançados diariamente.
Aquelas barbearias que ficam mais escondidas em bairros mais populares podem acabar tendo uma redução de até 50% do faturamento quando comparados com barbearias maiores localizadas em bairros nobres.
Abaixo vou te explicar um pouco sobre os ganhos de barbearias e quais são os aspectos que impactam diretamente na receita desse tipo de empreendimento
Então, pegue um papel e uma caneta e anote tudo para estruturar uma boa gestão financeira para o seu negócio.
Saiba como calcular a margem média de lucro de uma barbearia
A margem de lucro de uma barbearia é medida a partir do faturamento mensal e dos custos fixos e variáveis.
Vamos dar um exemplo abaixo para ficar mais fácil de entender:
Se o seu empreendimento realiza nove cortes por dia a R$40 cada e funciona de Segunda a Sábado, isso significa que o seu faturamento médio mensal é de R$9.360.
Sabendo que você tem dois funcionários (que recebem R$2.100) e que os gastos médios com energia, produtos, aluguel, transporte e alimentação gira em torno de R$2.500, podemos dizer que: R$9.360 – R$2.100 – R$2.500 = R$4.760.
Esse resultado é o valor de lucro do estabelecimento, que corresponde a uma taxa de 50,85% do total faturado.
Para uma melhor gestão é aconselhável que dessa porcentagem 50% seja reinvestido no negócio, deixando um pouco para o fundo reserva, divulgação e recompra de produtos.
Sendo assim, podemos dizer que o salário do dono fica uns R$2.380, nesse exemplo.
Entenda os aspectos que influenciam no faturamento de uma barbearia
A movimentação financeira desse tipo de empreendimento depende de alguns aspectos que você deve avaliar com muito cuidado antes de estruturar a base da sua empresa.
Abaixo vou trazer alguns aspectos deles para te ajudar a montar uma barbearia lucrativa de forma inteligente:
Local e estrutura de instalação
Como a barbearia é um negócio de prestação de serviços é importante escolher um espaço bem localizado e que forneça fácil acessibilidade aos clientes.
A falta de visibilidade e dificuldade de acesso pode afastar uma galera e te fazer deixar muita grana na mesa, então, tenha cuidado antes de tomar essa decisão.
Já montar uma estrutura confortável e receptiva, vai gerar bem estar para seus clientes e isso, por mais simples que seja, faz toda a diferença. Todo mundo gosta de se sentir à vontade e ser bem tratado, então use isso a seu favor.
Preços que são cobrados ao consumidor
É claro que o seu trabalho é importante e precisa ser valorizado, mas do que adianta cobrar preços exorbitantes e ninguém entrar na sua barbearia? Para chegar aos valores certos, é preciso entender como é o mercado da região e o público.
Veja quanto os concorrentes estão cobrando e como é que trabalham. A partir disso vai ser mais fácil chegar em um patamar que atraia as pessoas sendo junto para elas e para você.
Faça promoções e combos
Todo mundo adora descontos e você pode usar isso ao seu favor!
Você pode focar em promoções em datas comemorativas como o dia dos pais, pode criar um cartão fidelidade, fazer combos para pais e filhos ou para barba e cabelo, pode dar descontos para indicações de novos clientes… Tanta coisa!
Tem até um artigo aqui no blog com várias ideias de promoção que você pode implementar no seu negócio, dá uma conferida. A ideia é ir testando qual tem maior compatibilidade e eficácia para o seu negócio.
Serviços
Atualmente, existem barbearias que englobam serviços inovadores em seus espaços, como: Cafeteria, sinuca, pub (com degustação de vinhos ou cervejas artesanais), área para jogar vídeo game, entre outras coisas.
Esse tipo de implementação aumenta o fluxo de clientes e permite que eles fiquem mais tempo dentro do estabelecimento, o que significa mais e mais lucro. Então considere isso!
Foque em uma boa divulgação!
Não importa se você vai montar uma barbearia em uma garagem ou se vai alugar o espaço mais badalado da cidade, se você sabe se comunicar com o seu público alvo, suas chances de sucesso são enormes.
Isso já começa com a construção do nome de sua barbearia, então pense com cuidado!
Tenha bons fornecedores
Fazer parceria com fornecedores de qualidade vai te ajudar a ter bons produtos com um custo que permite ter lucro. Esse deve ser o seu foco, até porque isso influencia muito em quanto ganha um dono de barbearia.
Pesquise muito bem as suas opções e tome cuidado para ter como parceira uma empresa que seja confiável e tenha um bom histórico no mercado.
Conheça um pouco sobre o mercado de barbearia
Os cuidados com saúde, beleza e estética que antigamente eram mais associados às mulheres, vem sendo cada dia mais abraçado por homens, tornando esse universo super versátil e acolhedor.
Uma matéria publicada no site Terra apontou uma movimentação de R$19,8 bilhões do segmento de beleza masculina na nossa economia entre os anos de 2012 e de 2017 e trouxe previsões para 2021 que podem chegar a movimentar R$26 bilhões.
Essas informações só deixaram mais claro para os visionários que a barbearia é um bom negócio sim e se você pensa em entrar nesse mercado, é bom agir logo para não acabar ficando para trás.
Implemente novas soluções e faça a sua gestão financeira
Agora que você já sabe quanto fatura uma barbearia, se atente às projeções de mercado, implemente novas soluções e comece a lucrar muito nesse segmento.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga ter um maior controle financeiro.
Até a próxima!
Forte abraço!